top of page

 

Aos nove anos a Bartolina deixa a cidade e muda-se, muito contrariada, para uma casa velha, no meio de pouca coisa, que os pais, o Pedro e  Laura, herdaram da tia-avó Hedviges.

O Zé tem oito anos e é o novo vizinho da Bartolina (para grande desgosto dela). Vive com os pais, a Eduarda e o Manel (separados mas não divorciados), na casa da avó Xica, onde moram também o Ernesto, o Bonifácio, a Alice, o Cid e a Marieta, todos amigos da avó, ainda que ela não se lembre de nenhum deles (é uma história complicada).

No dia do seu décimo aniversário, a Bartolina herda da tia-avó Hedviges um mealheiro com duas ranhuras, acompanhado de um bilhete enigmático.

Passada uma semana (talvez menos), acontece o primeiro incidente estranho. Está a Bartolina a amuar no sótão depois de um dia de escola complicado quando salta de dentro do mealheiro um botão e, logo em seguida, aparece por artes mágicas o dono da abotoadura, numa grande aflição.

Depois de uma série de peripécias que agora não vêm ao caso, a Bartolina percebe que, além do misterioso mealheiro, herdou da tia-avó Hedviges a missão de ajudar os donos dos botões que ele guarda lá dentro...

Estará a Bartolina à altura dos desafios que tem pela frente?

 

A história

Os autores

Susana Cardoso Ferreira é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Posteriormente, especializou-se em Intervenção Psicoeducativa (Universidade da Corunha), e pós-graduou-se em Jogo e Desenvolvimento da Criança (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa). Desde de 2009  trabalha como tradutora.

Em 2008, publicou o seu primeiro livro, Minas, o Lápis Professor (Oficina do Livro/Grupo LeYa), recomendado pelo Plano Nacional de Leitura; o segundo, Os Pés Mágicos de Jeremias, em 2010. Em 2014, venceu o Prémio Maria Rosa Colaço, na modalidade juvenil, com Viagens de Chapéu: As Invenções e Indecisões de Dona Amélia Longor (Oficina do Livro/Grupo LeYa), o seu terceiro livro, também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e selecionado para a lista White Ravens 2016 (International Youth Library).

 

 

José Cardoso é licenciado em Design de Comunicação pela FBAUP. Em 2009 cofundou o coletivo Salão Coboi. É atualmente responsável pelos projetos de design e ilustração Cora's Wax Museum, Portal das Faianças e Tomba Lobos.

A equipa

Projeto gráfico: atelier d'alves

Paginação: João Brandão Ferreira

Revisão: Diogo Maria Pessoa

Coordenação editorial: Bárbara Soares e Susana Cardoso Ferreira

O livro

Páginas: 208

Dimensão: 150 mm x 200 mm

ISBN: 978-989-20-6055-2

Data de publicação: outubro de 2015

bottom of page